Image Map

História do Dreadlock.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015



O que lhe faz um rasta filho de Jah, é a alma e o coração.
Isso mesmo, hoje nós viemos falar sobre os Dreadlocks. Mas porque sobre dread ?  Os amantes dos dreads, sofreram e ainda sofrem muito preconceito por usarem essa linda forma de se manter o cabelo. O dreads se tornou mundialmente conhecido pelo movimento rastafári. Os dreads são nada mais que bolos em formato cilíndrico que tem aparência de "cordas".

O Movimento Rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). Este termo advém de uma forma contraída de Jave encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei Tiago. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação1. O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope. Existem artefatos do Egito Antigo com gravuras com esse estilo de cabelo, e escavações arqueológicas revelaram múmias com dreads.


Mas ao contrario do que muitos pensam, os dreads não nasceram com o movimento rastafári, na verdade o uso dos dreads é tão antigo que é impossível saber quando realmente começou a ser usado. 
Tribos antigas da Índia e da África já usavam os dreadlocks, assim como a trança, centenas de anos atrás. Algumas o faziam como costume local, pela dificuldade de manter os fios no lugar e outras para representar a ligação espiritual, como os "homens santos" indianos. Os primeiros registros do nome "dread" apareceram na época da escravidão, quando os escravos eram mantidos em cativeiro por mais de um ano, ainda em território africano, esperando pelo navio negreiro.

Durante a travessia do Atlântico, mulheres, homens e crianças eram mantidas presas uma nas outras, amontoadas e sem espaço para higiene pessoal, e muito menos para pensar no aspecto do cabelo. Quando desembarcavam, os fios estavam embaraçados e crescidos em tufos e pela aparência, foram chamados pelos brancos da América do Norte de "Dreadful" (monstruoso), nome que foi encurtado décadas depois para perder o tom pejorativo.

O uso do dreads podem acontecer por varias razões, sendo elas religiosas, politicas, espirituais e estéticos.  

Um comentário :

 
Design e programa��o: Let�cia Persi | Todos os direitos reservados - Copyright © 2015 | VOLTAR AO TOPO